Close

Guia de Preparação de Superfície

 

Para colas estruturais de alta resistência, devem ser completamente removidas tinta, películas de óxido, óleos, poeira, bolor, agentes de liberação e todos os outros contaminantes de superfície. Entretanto, a quantidade de preparação de superfície depende diretamente da resistência exigida da cola, resistência ao envelhecimento ambiental e viabilidades econômicas.

 

Existem três métodos básicos de remoção de contaminantes: limpeza química, abrasão e desengordurante.

 

LIMPEZA QUÍMICA é popular para a preparação de metais. Ela inclue tratamentos que corroem causticamente a superficie para formar óxidos de elevada aderência ou depositam complexos revestimentos inorgânicos. A limpeza química, onde aplicável, fornece a melhor superfície para adesão.

 

MÉTODOS DE ABRASÃO incluem jato de areia, afiação por vapor e uso de abrasivos ou materiais de limpeza e acabamento "Scotch-Brite". Jato de areia com areia fina somente pode ser usado em substratos suficientemente espessos para evitar distorção. A afiação a vapor é satisfatória quando a redução mínima é desejada em espessura de metal. Neste método, material abrasivo em pó é impulsionado por água ou vapor de alta velocidade de encontro à superfície.

 

DESENGORDURANTE pode ser usado quando a resistência máxima do adesivo ou a resistência às condições externas de tempo não são críticas. As superfícies são limpas tanto com solução quente de base alcalina ou vapor solvente. Para usar qualquer um dos métodos, as superfícies devem estar sem ferrugem, pintura e incrustações de laminação.

 

A solução de base alcalina aquecida é a mais eficaz na remoção dos contaminantes residuais. Os sistema de vapor solvente são menos eficazes e devem ser verificados frequentemente quando a contaminantes acumulados.

 

PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS PARA PREPARAÇÃO DE SUPERFÍCIE PARA COLAGEM

Os seguintes tratamentos de superfície são recomendados para a preparação dos vários materiais para colagem. Em geral, são necessárias 3 etapas para a limpeza de qualquer superfície:

  1. - desengordurante
  2. - gravação química ou abrasão mecânica
  3. - desengordurante

Para metais preciosos e jóias, o desengorduramento será geralmente totalmente satisfatório, com a possível exceção da prata onde a mancha deve ser removida com papel lixa de brita média. É recomendado um desengordurante estabilizado de fase de vapor de tricloroetileno.

 

A maioria das peças plásticas terá liberação de bolor residual ou cera na superfície; antes da colagem, isso seria removido com um solvente adequado tal como acetona ou cetona de etilo metil (se necessário)- e em seguida sofrer abrasão, levemente com um papel lixa de brita média.

 

Quando utilizando abrasão mecânica, recomendamos o uso de jateamento de brita média. É essencial, quando as peças forem jateadas com brita ou areia, que elas sejam desengorduradas novamente antes da colagem. Em todos os casos, as peças devem ser coladas o mais rápido possível após pré-tratamento. Se a colagem deve ser atrasada, recomendamos que as peças sejam cobertas com um lenço de papel higiênico leve e guardadas em um ambiente seco não contaminante.

 

A seguir encontram-se várias fórmulas de pré-tratamento recomendadas para a maioria dos aderentes comuns (somente para uso industrial). Todas as recomendações ou sugestões para uso são feitas sem garantia a medida que as condições de uso estejam além do nosso controle.

 

ALUMÍNIO, ALCLAD OU 24ST

  1. - Desengordure com um solvente e seque.
  2. - Limpe a superfície com uma solução ácida de cromo*** por imersão a 65-70 graus C durante 5-10 minutos.
  3. - Enxágue o metal completamente com água corrente fresca e seque bem. (Se for usado ar comprimido, deve ser tomado extremo cuidado para ver se nenhum óleo é derramado sobre a superfície do sistema de ar comprimido.)
  4. - Para melhores resultados, as peças devems ser revestidas ou coladas imediatamente.

 

***Prepare a solução ácida de cromo como a seguir:

  • - Dicromato de Sódio 10 partes/peso .
  • - Ácido Sulfúrico 30 partes/peso a 96%.
  • - Água destilada100 partes/peso

(Dissolva o dicromato na maior parte da água, adicione Ácido Sulfúrico, mexendo cuidadosamente e sem seguida adicione a água restante)

 

FERRO FUNDIDO

Desengordure. Jateie com brita ou realize abrasão com papel lixa. Desengordure novamente.

 

CONCRETO (Tipo Cimento Portland)

  1. - O concreto contaminado com óleo ou graxa devem ser primeiramente esfregado com uma solução cáustica tal como Hidróxido de Amônia seguida por uma lavagem completa com água.
  2. - O concreto novo ou velho deve ser preparado para colagem por um dos seguintes métodos:

(a) Jateie com areia cerca de 1/16" das superfícies a serem coladas e remova a poeira preferencialmente com aspirador de pó. Onde a superfície de concreto estiver deteriorada, esmerilhe ou corte até o material bom e remova a poeira.

(b) Remova cerca de 1/8" da superfície por escarificação mecânica e remova a poeira.

© Desgaste quimicamente com uma solução de Ácido Clorídrico a 15% por peso (1 galão a cada 4,2 metros quadrados-espalhe com vassouras de rua de cerda dura) até que a bolha abaixe (a cada 15 minutos). Lave com água limpa usando mangueira de alta pressão até que toda a lama seja removida. Se persistir uma condição ácida, conforme indicado pelo papel corante úmido, um enxague com solução de Amônia de 1% por peso deve ser aplicada seguida de uma lavagem final. Deixe a superfície secar completamente.

 

COBRE E SUAS LIGAS (Latão)

  • - Ácido Sulfúrico 430 partes/volume .
  • - Ácido Nítrico 72 partes/volume
  • - 490 partes/volume de água.

 

Procedimento: Imersão 15 segundos na solução acima, enxague na água corrente da torneira (25 C) cinco segundos, mergulhe em Ácido Cloridrico a 15% (volume), seguido por um enxágue de 2 minutos em água corrente da torneira (25 C).

 

A seguinte fórmula pode ser usada:

  • - Solução de cloreto férrico 8,0 partes/peso .
  • - Ácido Nítrico 16,3 partes/peso .
  • - 75,7 partes/peso água.

 

Mergulhe as partes 1-2 minutos na temperatura ambiente, seguida por um enxágue completo de água e seque com ar a 60-65 C.

 

FTALATO DE DIALILO

Desengordure com um pano contendo acetona ou M.E.K. Realize abrasão da superfície com papel lixa de brita média. Desengordure novamente com Acetona ou M.E.K.

 

METAIS COM ACABAMENTO GALVANIZADO OU ZINCO

Desengordure. Realize abrasão com papel lixa de brita média. Desengordure novamente ou use o seguinte processo cáustico:

  • - Ácido Clorídrico concentrado de 20 partes/peso
  • - Água destilada com 80 partes/peso.

 

Trate como a seguir:

  1. - Desengordure.
  2. - Mergulhe o metal no Ácido Clorídrico durante 2-4 minutos na temperatura ambiente.
  3. - Enxágue em água fria corrente destilada ou desionizada.
  4. - Seque em um forno durante 20-30 minutos a 60-70 graus C.
  5. - Aplique adesivo o mais breve possível.

 

VIDRO

Para aplicações normais de colagem, somente o desengorduramento é suficiente para o pré-tratamento de superfícies de vidro. Caso, contudo, for necessário o muito ótimo em resistência, o vidro pode ser jateado com brita com brita muito fina até que a superfície pareça congelada.

 

DERIVAÇÃO

Desengordure. Realize abrasão com papel lixa de brita média. Desengordure novamente.

 

COURO

Desengordure com um pano contendo acetona ou M.E.K. Deixe áspero com lixa. Desengordure novamente.

 

MAGNÉSIO E SUAS LIGAS

  1. - Desengordure com vapor com tricloroetileno estabilizado.
  2. - Mergulhe em Hidróxido de Sódio a 10% durante 10 minutos a 76-87 C.
  3. - Enxágue 5 minutos em uma pulverização de água fria.
  4. - Mergulhe em uma solução de 680 gramas de Ácido Crômico, 115 gramas de Nitrato de Sódio em 1 galão de água durante 8 minutos a temperatura ambiente.
  5. - Enxague aproximadamente 3 minutos.
  6. - Mergulhe em uma solução de Ácido Fluorídrico a 20% durante 5 minutos na temperatura ambiente.
  7. - Enxágue 1/2 - 1 minuto.
  8. - Mergulhe em um solução fervente de Dicromato de Sódio a 10-15% e Fluoreto de Cálcio a 0,15% durante 30 minutos.
  9. - Enxágue 1-2 minutos.
  10. - Seque com um jato de ar quente (71-98 graus C) durante 10 minutos.
  11. - Cole imediatamente ou aplique um primer de zinco para proteção das superfícies recentemente entalhadas.

 

AÇO SILICONE

Ácido Clorídrico a 8,0 partes/peso

- Ácido Sulfúrico a 7,8 partes/peso

Ácido Nítrico a 84,2 partes/peso

 

As peças devem ser mergulhadas na solução acima (mantida a 70-75 C) durante 10-20 minutos, em seguida enxaguadas com água a temperatura ambiente e escovadas com uma solução de sabão para remover mecanicamente a incrustração solta pelo banho químico. Um enxágue de água quente (70-75 graus C) seguid por uma secagem com ar quente (70-75 graus C) completa a preparação.

 

AÇO INOXIDÁVEL

  1. - Desengordure.
  2. - Corroa durante 10 minutos a 65-68 graus C em uma solução*
  3. - Enxágue na água da pia ou água destilada.
  4. - Mergulhe durante 10 minutos a temperatura ambiente em uma solução de água***
  5. - Enxágue em água destilada e seque em um forno a 95 graus C.

 

Solução Um*

  • - 90 partes/peso de água.
  • - Ácido Sulfúrico a 96% - 37 partes/peso.
  • - Nacconol NR (Anilina Nacional) de 0,2 partes/peso

 

Solução Dois***

  • - 88 partes/peso água.
  • - Ácido Nítrico Concentrado 15 partes/peso.
  • - Ácido Fluorídrico de 2 partes/peso.

 

TEFLON

Fórmulas para soluções cáusticas estão disponíveis; no entanto, por causa do perigo na preparação e uso desse materiais, recomendamos que você compre materiais proprietárioss disponíveis a partir das empresas listadas abaixo:¶

  • - W.L Gore Associates, Newark Delaware - (Tetraetch)
  • - Acton Associates, Newark New Jersey - (Fluoroetch)
  • - Joclin Manufacturing Co. Wallingford, Conn. - (Fluorobond)

 

O teflon e outros plásticos de fluorocarbono estão disponíveis na forma colável de muitos fornecedores.

 

RESINAS FENÓLICAS, DE POLIÉSTER E DE POLIURETANO

Desengordure com um pano contendo acetona ou M.E.K. Realize abrasão com papel lixa de brita média. Desengordure novamente.

 

BORRACHA

O desgaste cáustico da superfície da borracha é recomendado para máxima resistência da cola. Uma superfície satisfatória de colagem pode ser obtida pelo uso da seguinte técnica de realização de ciclos (cyclizing):

 

Mergulhe a borracha em Ácido Sulfúrico concentrado (densidade 1,84) durante 5-10 minutos no caso de borracha natural e 10-15 minutos no caso de borracha sintética. Muitas borrachas são muito resistentes ao ácido e exigirão maiores tempos de ciclo para que atinjam um ponto onde a borracha apresente rachaduras finas quando flexionadas.

 

Como alternativa, pode ser usada uma pasta de Ácido Sulfúrico concentrado e barita. A pasta é feita pela adição da barita ao ácido para dar uma consistência que não irá escorrer. Após lavar totalmente com água e secar, a superfície frágil da borracha deve ser quebrada pela flexão de modo que seja produzida uma superfície finamente rachada. Pode ser necessário lavar com solução cáustica diluída para assegurar neutralização do ácido residual, caso não removido, ele consumirá alguma parte do agente de cura enfraquecendo a resistência da cola. A superfície está então pronta para aplicação do adesivo.

 

ESTANHO

Desengordure. Realize abrasão com papel lixa de brita média. Desengordure novamente.

 

TITÂNIO

Em geral, uma ação cáustica ácida é o tratamento mais eficaz da superfície para o titânio. Anodização em Ácido Sulfúrico a 15% ou desgaste cáustico em solução quente de Ácido Sulfúrico seguida da limpeza em solução de metasilicado de sódio detergente Alkanex produz bons resultados. São obtidos resultados ainda melhores na superfície de titânio seja primeiramente laminada com um metal como alumínio ou níquel.

 

MADEIRA

Remova quaisquer materiais contaminantes tais como óleo, podridão, etc., com uma lixadeira, machado ou plaina. Assegure-se de que a madeira esteja seca. Alise com lixa.